Prefeitura celebra Dia do artesão na EFMM

19/Mar/2018 - 09:16

Segmento recebeu caminhão para dar apoio aos artesãos durante a realização das feiras

Um dos galpões da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) foi palco para a homenagem prestada pela Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), aos artesãos de Porto Velho. O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março, mas para não deixar de festejar a data, a Prefeitura de Porto Velho por meio da Semdestur e do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico, realizou no domingo (18), uma festa especial para homenagear a categoria.

Durante todo o dia na EFMM, aconteceu uma feira que recebeu dezenas de barracas de artesãos com seus produtos para a venda. A atividade contou ainda com uma programação variada entre apresentações indígenas, desfiles de peças artesanais, momento ecumênico, grupos de danças, voz e violão.

Estiveram presentes o prefeito, dr Hildon Chaves, o deputado federal, Lindomar Garçon, o superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar, o subsecretário da Semdestur, Júlio César Siqueira, o diretor do departamento de desenvolvimento socioeconômico (DDS), Euzébio Lopes, o superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Gilberto Baptista e a diretora do Sindicato da Construção Pesada de Rondônia (Sinucon), Edete Coletti.

Além de ser uma comemoração, o evento foi mais um atrativo para os visitantes do complexo. “Existe a vontade e a necessidade de fazer do artesanato um dos pontos fortes de Porto Velho e o departamento vem trabalhando nesse sentido, junto à categoria, realizando feiras, promovendo reuniões, incentivando para que os artesãos produzam cada vez mais e melhor”, justificou Euzébio Lopes.

Enquanto acontecia o comércio de artesanato e toda a programação, foi realizada a entrega de um veículo do tipo caminhão carga seca de 13 metros, oriundo de emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal Lindomar Garçon. O veículo tem como proposta cumprir agenda de atendimento com as Feiras de artesanatos e dar suporte as entidades beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Emater, que atendem no perímetro urbano de Porto Velho.

Para o Subsecretário Júlio César, o artesanato traz visibilidade para a região. “O artesanato é conhecido em todo mundo por sua criatividade e constitui parte importante da cultura brasileira. Saber identificar e estimular a identidade cultural de cada região por meio dele é de fundamental importância. Momentos assim demonstram a preocupação da prefeitura com esse importante segmento social”, finalizou.

Fonte: Semdestur