Ficou evidenciado em primeiro lugar o turismo de negócios (53% da motivação) e o segundo da pesca esportiva

16/Set/2019 - 09:25

TURISMO Centro de Atendimento ao Turista divulga perfil dos visitantes a Porto Velho

Ficou evidenciado em primeiro lugar o turismo de negócios (53% da motivação) e o segundo da pesca esportiva


A subsecretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho, Semdestur, através do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, realiza pesquisa de indetificação do turista que visita a capital por via aérea. As pesquisas são aplicadas diariamente durante todo o horario de funcionamento do CAT.

Para o secretário Euzebio Lopes, esta ação acontece duas vezes ao ano, e vem somar com a costrução de um planejamento responsável, visando direcionar ações para públicos especificos, fortalecendo a capital como destino indutor de turismo, “Semestralmente, os formulários de pesquisas são enviados para tabulação, produção de relatório e posterior divulgação”, acrescenta.

Conforme dados coletados podemos observar que o fluxo de turistas internacionais aumentou, tendo como principal público o turista norte americano. Acredita-se que a liberação do visto tenha sido fator contribuinte.

Um outro aspecto que chama a atenção é que ficou muito evidenciado o turismo de negócios (53% da motivação) e o segmento de turismo de pesca esportiva. A maioria dos turistas respondeu que vem a capital para pescar. Isso reitera o investimento da prefeitura na divulgação de Porto Velho como capital da pesca esportiva através do Projeto em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo, “Porto Velho Sport Fishing”.

Para o secretário Euzébio, deve-se considerar que este número deve ser bem maior, tendo em vista que em recente pesquisa de campo, técnicos constataram taxa de ocupaçao superior a 50% em equipamentos que atendem a este segmento.

Importante ressaltar que 64% dos turistas responderam que iriam hospedar-se em hotéis. Recentemente a Semdestur capacitou parte da cadeia produtiva do turismo por meio do Programa Porto Velho Turística, que prevê sua nova etapa para novembro.

Foram entrevistados mais de 300 turistas que responderam dados que facilitaram na construção do perfil do turista visitante. Em janeiro de 2020, um novo relatório deverá ser divulgado para estabelecer um parâmetro de discussões e decisões nas políticas públicas voltadas para o turismo municipal.

logotipo da prefeitura de porto velho