Cemitério da Candelária receberá melhorias para atividades turísticas

19/Fev/2021 - 12:15

Local receberá iluminação pública, limpeza, calçamento, placas indicativas e ainda ganhará guarita de segurança

O Cemitério da Candelária e o “cemitério das locomotivas” passarão por obras para oferecer mais conforto aos visitantes. Além de intervenções, haverá um serviço de segurança para impedir a ação de vândalos. As melhorias foram debatidas quinta-feira (18), entre técnicos da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) com representantes do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Secretarias Municipais de Obras (Semob), de Serviços Básicos (Semusb), de Trânsito (Semtran) e Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

O grupo realizou visita técnica ao local para planejar todas as ações e definir competências de atuação, dentro da proposta de revitalização daqueles espaços. A determinação do prefeito Hildon Chaves é que ainda no primeiro semestre de 2021, haja intervenções na iluminação, limpeza, obras, segurança e manutenção naqueles equipamentos públicos.

“A reunião serviu para alinharmos todos os esforços. Houve consenso de que o melhor momento para iniciar as obras será no começo de maio, após as chuvas. A Semusb fará a limpeza, a Semob cuidará do calçamento e a Emdur realizará a iluminação”, detalhou a secretária Glayce Bezerra, da Semdestur.

OUTRAS AÇÕES

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) criará um posto de guarda patrimonial para evitar a atuação de vândalos no local. A Prefeitura vai buscar parcerias para a construção do banheiro e da guarita de segurança. “Junto com isso, estamos envolvendo a Semtran com as placas de sinalização. Um engenheiro de tráfego esteve presente e conseguiu identificar essa necessidade”, acrescentou Glayce Bezerra.

HISTÓRIA

Estão sepultados no Cemitério da Candelária os operários que vieram para a construção da Ferrovia Madeira Mamoré. Recentemente o espaço foi revitalizado por meio da parceria da Prefeitura com a Santo Antônio Energia e entregue para a Fundação Cultural (Funcultural), que também é parceira nesse projeto.

“Queremos consolidar esse local como atrativo turístico, onde as pessoas também poderão caminhar por trilhas e fazer passeios de bicicletas. A Prefeitura também pretende capacitar os moradores do entorno para que ofereçam outros serviços aos turistas. Vemos potencial turístico naquele espaço e vamos criar um roteiro para isso”, concluiu a secretária da Semdestur.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho