imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

BALANÇO 2021 Semdestur atuou nas áreas de desenvolvimento, turismo e emprego em 2021

04/Jan/2022 - 11:58

Ações ocorreram na capital e distritos

Buscando adaptar Porto Velho a uma realidade sustentável, tecnológica e inclusiva, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) obteve importantes conquistas no ano de 2021. Entre os destaques, está a construção do Plano Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae.

DIA DO ARTESÃO

Um dos primeiros e mais importantes eventos realizados em 2021 pela pasta foi o 1º Encontro Online em alusão ao Dia do Artesão, comemorado anualmente em 19 de março. Por causa da pandemia, o encontro ocorreu de forma remota.

O objetivo foi fomentar o desenvolvimento econômico da categoria, por meio de linhas de crédito, serviços e projetos inovadores. Entre os parceiros estava o Banco do Povo, que disponibilizou linhas de crédito com taxa zero e o Sebrae, que destacou a importância dos profissionais se formalizarem como microempreendedores individuais (MEI).

APOIO AO PRODUTOR

Buscando coletar dados da cadeia produtiva dos empreendedores de cada distrito para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), bem como identificar as suas necessidades, o Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS) da Semdestur aplicou questionário nos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Abunã, São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação.

Os dados serviram para que a Prefeitura pudesse desenvolver e facilitar a inclusão dos produtores e seus produtos no comércio local, além de oferecer cursos específicos de acordo com a necessidade de cada um, com o objetivo de promover o desenvolvimento da produção e fomentar o empreendedorismo.

FEIRAS ITINERANTES

Ainda como forma de fortalecer o setor produtivo, a Semdestur trabalhou na elaboração e organização das Feiras Itinerantes. Dentro dessa perspectiva, realizou visitas aos Mercados do KM 1, Central e do Peixe, onde realizou consultas junto aos permissionários sobre preços, produtos e atendimentos, entre outros.

O programa Giro Empreendedor, movimentou diversas feiras itinerantes em toda a capital. Foram beneficiadas mais de mil famílias com a oportunidade de geração de renda por meio da exposição de seus produtos. Recentemente foi realizado o evento de fechamento anual do programa, no Porto Velho Shopping, contemplando 69 pequenos empreendedores da capital e distritos.

Ainda no distrito de Nova Mutum, foi realizada a 1ª Feira Empreendedora, como forma de atender aos empreendedores coletivos da região e desenvolver a economia solidária e popular na localidade.

SÁBADO SOLIDÁRIO

O 1º Sábado Solidário aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), zona Leste de Porto Velho. No local foram ofertadas ações em saúde, entretenimento e acesso a diversos serviços públicos. Organizadora do evento, a Semdestur contou com a parceria de voluntários e várias outras secretarias municipais.

Na ocasião, o público foi atendido com emissão de documentos, vacinas contra a covid-19 e H1N1, atividades recreativas da Rua de Lazer, serviços de beleza, educação e higiene bucal, testes rápidos para detecção de IST’s, atendimento médico à saúde da mulher, CadÚnico, assistência jurídica e atrações culturais, entre outras. Ao todo, 30 tipos de serviços foram disponibilizados.

TURISMO

Porto Velho agora conta com o Plano Municipal de Turismo, que foi elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Semdestur, por meio do departamento de Fomento ao Turismo (Defotur).

O plano é uma das principais conquistas do setor e vai definir as diretrizes da indústria do turismo no município, fazendo com que a gestão municipal e a iniciativa privada tomem decisões assertivas para fortalecer cada vez mais o setor. Além disso, o documento aponta o potencial turístico de Porto Velho.

BASE COMUNITÁRIA

Ainda no turismo, a Prefeitura iniciou estudos para implantação do Turismo de Base Comunitária na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, um santuário ecológico na região ribeirinha do município.

Técnicos da Semdestur e membros do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio) estiveram no local para conhecer as potencialidades e a biodiversidade local.

O trabalho atende as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Base Comunitária na localidade, fruto de parceria importante entre o Instituto Chico Mendes (ICMBio), instituto Rondoniense de Turismo e Associação dos Moradores, Extrativistas e Produtores Rurais da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã (ASMOCUN).

CENTRO HISTÓRICO

Por ocasião da celebração dos 107 anos da criação de Porto Velho, a Semdestur realizou uma caminhada pelo centro histórico da cidade. O evento teve a participação de representantes do trade turístico, guia de turismo e a população.

O grupo visitou as Três Caixas D’Água, a 1ª Residência Episcopal, Palácio Presidente Vargas, a Catedral, Biblioteca Francisco Meireles, Maçonaria, ladeira Comendador Centeno, Praça Jonathas Pedrosa, Travessa Manelão e finalizando no Mercado Cultural.

O objetivo é criar um novo roteiro turístico, usando a prática de “walking tour” (caminhada guiada gratuita).

OUTROS PROJETOS

Outra ação importante foi o projeto de revitalização da praça das Três Caixas D’Água, Cemitério das Locomotivas e Cemitério da Candelária com a criação de circuitos e rotas turísticas, implantação de placas de sinalização turística para auxiliar na localização de atrativos e traçar a rota para visitações, entre outros.

SINE MUNICIPAL

Durante o ano de 2021, o Sine Municipal realizou mais de 1.300 encaminhamentos para vagas de empregos, emitiu mais de 4.600 Carteiras de Identidade (RG), deu entrada em mais de 4.200 Seguros Desemprego, auxiliou mais de 3 mil pessoas com a Carteira de Trabalho Digital e recebeu 39.723 currículos de pessoas interessadas a ingressar no mercado de trabalho.

A equipe do Sine Municipal ainda participou de vários eventos, a exemplo do Acampamento Verde, de 24 a 31 de julho, nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã. Já a “Tenda da Família Cidadã”, em 25 de setembro, chegou ao distrito de Nova Mutum. Por fim, o Sine Itinerante nos Bairros promoveu diversas ações no dia 2 de outubro, no Colégio Joaquim Vicente Rondon, zona Sul da cidade.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais e Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho