Castanheira Centenária

12/Dez/2021 - 14:02

Castanheira Centenária

Quem caminha pelas ruas do tradicional Bairro Arigolândia em Porto Velho já percebeu a grandiosidade desta castanheira, ao lado do Estádio Aluízio Ferreira.

Arigolândia é assim chamado, por conta da chegada dos arigós na região, nordestinos que vinham fugidos da seca, para trabalhar na extração do látex, para produção da borracha.

Era comum moradores do entorno se reunirem embaixo da Castanheira para reuniões, festas e até ensaios de uma extinta escola de samba do bairro: a Unidos da Castanheira.

Hoje, a área de sombra é tão grande, que se mantém convidativa para os moradores, que organizam um café da manhã colaborativo aos domingos.

A Castanheira do Estádio Aluízio Ferreira é tão importante para os porto-velhenses que foi tombada, em 1987, como bem histórico da capital.

Those who walk the streets of the traditional Bairro Arigolândia in Porto Velho have already noticed the grandeur of this chestnut tree, next to the Aluízio Ferreira Stadium.

Arigolândia is so called because of the arrival of the arigós in the region, northeasterners who came fleeing the drought to work in latex extraction for the production of rubber.

It was common for local residents to gather underneath the Castanheira tree for meetings, parties and even rehearsals of the now extinct samba school of the neighborhood: Unidos da Castanheira.

Today, the shade area is so large that it remains inviting for the residents, who organize a collaborative breakfast on Sundays.

The Castanheira at the Aluízio Ferreira Stadium is so important to the people of Porto Velho that it was declared a historical site of the capital in 1987.

Cualquiera que pasee por las calles del tradicional barrio de Arigolândia, en Porto Velho, ya notó la grandeza de este castaño, junto al Estadio Aluízio Ferreira.

Arigolândia es llamada así, debido a la llegada de los Arigos a la región, nordestinos que venían huyendo de la sequía, para trabajar en la extracción de látex, para la producción de caucho.

Era común que los vecinos de los alrededores se reunieran debajo de Castanheira para reuniones, fiestas y hasta ensayos de una extinta escuela de samba del barrio: Unidos da Castanheira.

Hoy, la zona de sombra es tan grande que sigue invitando a los vecinos, que organizan un desayuno colaborativo los domingos.

La Castanheira do Estádio Aluízio Ferreira es tan importante para los portuenses que fue catalogada, en 1987, como bien histórico de la capital.