Estrada de Ferro Madeira Mamoré

12/Dez/2021 - 15:52

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é o principal marco do nascimento da cidade de Porto Velho. A ferrovia foi construída no início do século XX, na margem direita do Rio Madeira, e as primeiras moradias construídas para alojar os trabalhadores, deram início ao que conhecemos como nossa cidade.

A obra se tornou uma epopeia no coração da floresta, sendo inclusive, o primeiro empreendimento internacional dos Estados Unidos fora do território norte-americano. Trabalhadores de mais de cinquenta nacionalidades para cá.

O objetivo era ligar o Brasil e a Bolívia para escoar a produção de borracha, já que o transporte pelo Rio Madeira se tornava inviável, por conta das cachoeiras no percurso.

Atualmente a ferrovia está desativada e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, o Iphan. É o maior patrimônio histórico-cultural do nosso estado.

The Madeira-Mamoré Railroad is the main landmark of the birth of the city of Porto Velho. The railroad was built in the early 20th century, on the right bank of the Madeira River, and the first houses built to house the workers began what we know as our city.

The work became an epic adventure in the heart of the forest, and was even the first international venture of the United States outside of the United States. Workers from more than fifty nationalities came here.

The objective was to connect Brazil and Bolivia to transport the rubber production, since transport via the Madeira River was not feasible because of the waterfalls along the way.

Today the railroad is deactivated and has been declared a national heritage site by the National Artistic and Historical Heritage Institute (Iphan). It is the greatest historical and cultural heritage of our state.

El Ferrocarril Madeira-Mamoré es el principal hito del nacimiento de la ciudad de Porto Velho. El ferrocarril se construyó a principios del siglo XX, en la margen derecha del río Madeira, y las primeras casas construidas para albergar a los trabajadores dieron origen a lo que conocemos como nuestra ciudad.

La obra se convirtió en una epopeya en el corazón de la selva, siendo el primer emprendimiento internacional de Estados Unidos fuera del territorio norteamericano. Trabajadores de más de cincuenta nacionalidades aquí.

El objetivo era conectar Brasil y Bolivia para transportar la producción de caucho, ya que el transporte a lo largo del río Madeira se volvió inviable debido a las cascadas en el camino.

Actualmente, el ferrocarril se encuentra desactivado y catalogado por el Instituto del Patrimonio Artístico Nacional, Iphan. Es el mayor patrimonio histórico y cultural de nuestro estado.