Circuitos dos Monumentos

08/Mar/2022 - 13:08

PONTO TURÍSTICO: Mural “Brasileiras e Brasileiros”
LOCAL: Ministério Público de Rondônia, rua Tababaja, Bairro Olaria.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: O edifício-sede do Ministério Público de Rondônia (MPRO) em Porto Velho se tornou a tela para uma obra do artista e muralista Eduardo Kobra. A arte, que é a primeira com a assinatura dele no Estado de Rondônia, inaugurada no dia 27 de novembro de 2023.

O mural, que se chama “Brasileiras e Brasileiros”, ocupa uma área de 35 (trinta e cinco) metros de altura e quase 7 (sete) metros de largura e é uma contribuição do MPRO para embelezar a capital rondoniense, promovendo o incentivo à cultura.

A composição da arte foi pensada para exaltar a diversidade, pluralidade, força, a história e as muitas belezas da população. Cada rosto foi inspirado em variadas faces contemplando idades, gêneros e etnias. Além das imagens hiper-realistas, o estilo marcante de muralismo de Kobra é caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades e fatos históricos, e questões sociais em murais gigantescos.

O artista — Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra se tornou um renomado artista global. Ele detém recordes, incluindo o maior mural grafitado do mundo, e feitos como um painel de quase 500 metros quadrados instalado na sede da ONU, em Nova York. Além disso, ele é reconhecido por galerias e museus.

Em 2016 o mural "Etnias", feito por Kobra no Rio de Janeiro, foi reconhecido como o maior grafite do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes. A obra, com 15 (quinze) metros de altura e 170 (cento e setenta) de comprimento, reproduz rostos de indígenas.

Com mais de três décadas de atuação, hoje é considerado um dos artistas mais importantes da cena contemporânea, com obras espalhadas por mais de 36 países, entre eles Estados Unidos, Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Índia, Japão e Emirados Árabes Unidos.

Edifício-sede — O prédio do MPRO foi inaugurado em 2000 reunindo, em um único local, as atividades administrativas e finalísticas da Instituição, que, até então, ocupava cinco imóveis diferentes na cidade. Na época a obra representou uma inovação arquitetônica na capital com o prédio vertical, e agora, com a intervenção artística na composição urbana do município, se espera criar uma conexão ainda maior com a população por meio das cores e representatividade expostas no edifício.

PONTO TURÍSTICO: Praça Memorial dos Seringueiros – Monumento dos Seringueiros.
LOCAL: Avenidas Amazonas com Nações Unidas
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: A Estátua é um monumento muito importante para homenagear centenas de pessoas que vieram para esta região da Amazônia trabalhar com a extração da borracha para ser transportado para fora do Brasil. Artista: Bruno Souza.

PONTO TURÍSTICO: Monumento dos Pioneiros

LOCAL: próximo ao Aeroporto de Porto Velho.

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: Na década de 80, foi esculpido em concreto armado e representa todas as pessoas que vieram para a construção de Porto Velho, como os garimpeiros, ferroviários, soldados da borracha, desbravadores, entre outros. Artista: Hélvia Lúcia.


PONTO TURÍSTICO: “O Abraço em compasso”
LOCAL: Instalado na Av. Jorge Teixeira com a Sete de Setembro
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: Escultura em Ferro pintado, medindo 8,5m de altura. Foi encomendada com intuito de saudar as pessoas que chegavam a Porto Velho. Sua leitura nos remete a um abraço compassado entre 2 pessoas, ou seja, bem-vindo. Artista: Júlio Carvalho.

PONTO TURÍSTICO: “Sabedoria”
LOCAL: Instalada na Rua Dom Pedro com a Rua José Bonifácio.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: Escultura em ferro pintado, medindo 2,8m de diâmetro sobre um pedestal de granito. Sua leitura se traduz em sabedoria pela sua composição de 2 arquétipos universais, a esfera que nos remete ao mundo literato e o triangulo equilátero que é a figura perfeita indicando o conhecimento e a sabedoria divina.


PONTO TURÍSTICO:
“Urucumacuã”
LOCAL: Instalada na Av. Jorge Teixeira com a Av. Pinheiro Machado.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: Escultura em Ferro pintado, medindo 11m de altura. Sua leitura na linguagem plástica nos remete a uma das figuras mais misteriosas e emblemáticas da região Norte, o Urucumacuã – O Chora-Lua, pássaro que só canta/lamenta em noites de lua cheia. A parte mais expressiva do seu corpo, sua cabeça, foi representada com a pena encrespada durante seu canto e sua posição de canto indica o Norte.


PONTO TURÍSTICO: Obelisco centenário
LOCAL: Av. Pres. Dutra, 2816 – Olaria
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: livre
APRESENTAÇÃO: Comemorativo ao centenário da independência do Brasil, hoje fica situado no centro da praça Getúlio Vargas em frente ao palácio do governo. Observe que entre a casa (ao fundo), e o Obelisco, foi construído o Palácio Presidente Vargas.


PONTO TURÍSTICO: Ponte Rondon-Roosvelt - sobre o Rio Madeira
LOCAL: BR 319 sentido Humaitá
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: livre
APRESENTAÇÃO: A ponte foi inaugurada em 2014 e tem 975 metros de extensão. A denominação homenageia os cem anos da Expedição Rondon-Roosevelt (1913-1914), liderada pelo marechal Cândido Rondon e por Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, com o objetivo de explorar o curso do então Rio da Dúvida, hoje Rio Roosevelt.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI