Rota Cultural

08/Mar/2022 - 13:23


PONTO TURÍSTICO:
Casa De Cultura Ivan Marrocos
LOCAL: Av. Carlos Gomes, 563 – Caiari.
SITE/ PÁGINA WEB: @casadaculturaivanmarrocos
CONTATO: (69) 3212-9822
APRESENTAÇÃO: Desde a sua criação, a Casa de Cultura tem permitido à população de Porto Velho momentos sublimes de proximidade com a arte e a cultura. Com arquitetura estilizada é atraente aos olhos e alimenta a alma com expressões artísticas.


PONTO TURÍSTICO: Três Caixas D’água
LOCAL: Av. Carlos Gomes- Caiari com Av. Rogério Weber
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: Também conhecidas por “Três Marias”, são consideradas símbolo da cidade e memorial histórico da construção da EFMM. Trazidas dos EUA, abasteceram a cidade com água potável e hoje o local serve de palco para diversas atividades artístico-culturais e turísticas. A praça é um dos espaços públicos onde a comunidade se reúne em família, especialmente durante os finais de semana.


PONTO TURÍSTICO:
Prédio da Universidade Federal de Rondônia – UNIR
LOCAL: Av. Pres. Dutra, 2965 – Olaria.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 08:00 – 18:00 Seg. - Sexta.
SITE/ PÁGINA WEB: htps://unir.br/ @unir.rondonia
CONTATO: 69 2182-2032
APRESENTAÇÃO: Inaugurado em 1953 como Porto Velho Hotel, o atual prédio da Unir Centro recebeu personalidades ilustres durante anos. Na década de 60, o prédio abrigou a “Varanda Tropical”, uma espécie de lanchonete de luxo, inspirada no Copacabana Palace, do Rio de Janeiro. Em uma localização privilegiada, o edifício possui um jardim externo com seringueiras, árvore nativa da Amazônia.


PONTO TURÍSTICO: Palácio Presidente Vargas / Museu da Memória
LOCAL: Rua D. Pedro II, 608 – Centro.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 08:00 – 14:00 Seg. – Sexta.
SITE/ PÁGINA WEB: @museudamemoriarondoniense
CONTATO: (69) 3212 -9822
APRESENTAÇÃO: O Palácio Getúlio Vargas é um dos prédios mais importantes da nossa história. Inaugurado em 1954, foi sede oficial de todos os governadores do então Território Federal de Rondônia. A edificação com linhas sóbrias e elegantes, funcionou como sede administrativa do Governo até o ano de 2015. Hoje o prédio abriga o Museu da Memória Rondoniense, espaço dedicado a contar as histórias dos governadores do estado e apresenta também peças arqueológicas, obras de arte, o Centro de Documentação Histórica de Rondônia, fotografias, jornais, livros e demais documentos.



PONTO TURÍSTICO: Residência Episcopal
LOCAL: Av. Presidente Dutra esquina com a Rua Dom Pedro II – Centro.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: visitação externa – livre
APRESENTAÇÃO: Conhecido também como a “Casa do Bispo” foi edificado em 1945. Foi construído pelo comerciante Albino Henriques e vendido ao Governo do Território do Guaporé, em 1947 quando foi cedido para residência do recém-chegado Bispo Dom. João Batista Costa. No início da década de 60, com a abertura da BR-29, hoje BR-364, o sobrado serviu como república para alguns engenheiros das empresas construtoras.


PONTO TURÍSTICO: Catedral Sagrada Coração de Jesus
LOCAL: Rua Dom Pedro II, 825- Caiari
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 08:00-18:00 Seg-Dom
SITE/ PÁGINA WEB: www.catedralcjpvh.com.br
CONTATO: (69) 3224-5357
APRESENTAÇÃO: A Catedral do Sagrado Coração de Jesus é uma joia do centro histórico da capital. É considerada um marco arquitetônico e civilizatório na história de Porto Velho por se tratar do primeiro templo católico erguido na cidade. Um dos monumentos mais importantes do estado, foi inaugurado em 1927, com estilo arquitetônico românico. O altar-mor foi confeccionado em mármore carrara, por artistas italianos. Os afrescos no interior da Catedral, foram pintados pelo padre Ângelo Cerri e pelo artista plástico Afonso Ligório. Os vitrais que circundam a igreja, em estilo clássico, ilustram momentos de Cristo durante a Via Sacra e somam ao todo, 142m² de obras.


PONTO TURÍSTICO: Escola Barão de Solimões
LOCAL: Rua José Bonifácio, 351 – Caiari.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: visitação externa – livre
APRESENTAÇÃO: Inicialmente a escola funcionou em locais temporários, recebendo somente os filhos dos ferroviários. Em 01 de agosto de 1940, o atual prédio foi concluído e a obra finalizada. A direção da EFMM que apoiava sua construção fez uma solicitação, incluir o prédio como patrimônio da companhia e assim foi feito.


PONTO TURÍSTICO: Seminário Maior João XXIII
LOCAL: Rua Gonçalves dias - 288 – centro
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: visitação externa – livre
APRESENTAÇÃO: Antigo Colégio Dom Bosco, residência episcopal e dos jovens que ingressavam no sacerdócio. Sua localização, arquitetura e a importância histórica na cidade de Porto Velho transformaram o prédio em uma atração turística. Atualmente é sede da Faculdade Católica de Rondônia.


PONTO TURÍSTICO:
Biblioteca Municipal Francisco Meirelles
LOCAL: R. Dom Pedro II, 826 – Centro.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 08:00 as 21:30 Seg. a Sexta.
SITE/ PÁGINA WEB: @bibliofranciscomeirelles
CONTATO: (69) 3901-3347
APRESENTAÇÃO: Francisco Meirelles sertanista revolucionário trabalhou na aproximação e pacificação indígenas ele também auxiliou na construção de rodovias. No antigo Território do Guaporé foi Chefe do SPI e anos depois assumiu a Divisão de Produção do Território de Rondônia. A biblioteca conta com o maior acervo público de livros de Porto Velho. O prédio tem características modernas, muito moradores utilizam esse espaço para estudo e pesquisas, por ficar no centro da cidade.


PONTO TURÍSTICO: 1 ° Maçonaria
LOCAL: Rua José Bonifácio, 132 – Centro.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: visitação externa – livre
APRESENTAÇÃO: A primeira reunião que se tem registro vem de relatos sobre maçons de diversas nacionalidades, que se encontravam em Porto Velho em 1909. Reuniam-se na Loja Maçônica denominada Séjourners, cuja tradução é Loja dos Temporários, pois todos esses irmãos estavam aqui de passagem e depois foram feitas outras lojas.


PONTO TURÍSTICO: Primeira Câmara dos Vereadores
LOCAL: Rua José Bonifácio – Centro
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: visitação externa – livre
APRESENTAÇÃO: Foi uma das primeiras construções na capital, para moradia da família do comerciante português João Soares Braga no ano de 1924. Foi vendido para o superintendente do município, Joaquim Augusto Tanajura para ser a sede do poder executivo. O local funcionou como prefeitura durante quatro décadas.


PONTO TURÍSTICO: Ladeira Comendador José Henrique Centeno
LOCAL: Rua José Bonifácio, 132 – Centro.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: Uma homenagem ao comerciante José Rodrigues Centeno, bem-sucedido e muito popular, comendador Centeno era muito conhecido por fazer filantropia. Com sua generosidade, ajudou financeiramente na construção de muitas obras na cidade como: Colégio Maria Auxiliadora, Colégio Dom Bosco, Catedral do Sagrado Coração de Jesus e os clubes recreativos como o Internacional e Ypiranga.


PONTO TURÍSTICO: Praça Jonathas Pedrosa
LOCAL: De frente a Rua José Bonifácio na Sete de Setembro s/n
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Livre
APRESENTAÇÃO: É a praça mais antiga de Porto Velho. Jonathas de Freitas Pedrosa foi governador do estado do Amazonas e sancionou a lei 757, de 02 de outubro 1914 que criou o município de Porto Velho.


PONTO TURÍSTICO: Edifício Monte Líbano – Antigo prédio do INSS
LOCAL: Rua Floriano Peixoto, Centro.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Visitação externa – livre
APRESENTAÇÃO: Foi à primeira construção totalmente em alvenaria feita em Porto Velho, pelos anos de 1915 e 1917. O prédio foi construído pelo Libanês Jorge Bichara, que concluiu a obra em 1950. Trabalhou na construção o mestre de obras Simplício José, maranhense que chegou a Santo Antônio em 1901.


PONTO TURÍSTICO: Mercado Cultural de Porto Velho
LOCAL: Av. Pres. Dutra, 2816 – Olaria.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 08:00 – 00:00 Seg. – Dom.
SITE/ PÁGINA WEB: @mercadoculturaldeportovelho
CONTATO: (69) 3901-3180
APRESENTAÇÃO: Construído em 1915, foi destruído por um incêndio em 1966, com apenas dois boxes resistindo as chamas. Encontra-se reconstruído com a concepção arquitetônica que lembrava o estilo “art. décor” da primeira metade do século XX. O espaço é destinado aos eventos culturais, valorização gastronômica, atividade turística. Aos domingos é servido café da manhã nordestino e todos os dias almoço gastronomia variada.


PONTO TURÍSTICO: Mercado Central
LOCAL: Av. Farquar, 1346 – Panair.
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 08:00 – 18:00 Seg. a Sab. Dom.08:00- 12:00.
CONTATO: (69) 3901-3145
APRESENTAÇÃO: Um local de comercialização de produtos típicos da região norte do Brasil, onde o visitante pode encontrar qualidade e genuinidade. O mercado é patrimônio cultural da população tradicional da cidade, que há muito tempo tem o hábito de iniciar o dia tomando o café da manhã do Mercado Central atrai turistas que buscam a essência de Porto Velho.


PONTO TURÍSTICO: Praça Marechal Rondon
LOCAL: Av. Rogerio Weber com a 7 de setembro, 1928 - Baixa da União
DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: livre
APRESENTAÇÃO: A praça mais antiga da cidade foi inaugurada em 1939, pelo interventor e nacionalizador da EFMM, Aluízio Pinheiro Ferreira e quando Marechal Rondon ainda era general, era chamada de Praça General Rondon. Popularmente conhecida como Praça do Baú.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI