imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

CIRCUITOS E ROTAS TURÍSTICAS

27/Jul/2021 - 13:14

CIRCUITO DOS MONUMENTOS

Esculturas artísticas que representam mensagens em forma de agradecimento e reconhecimento aos variados povos e espaços. Esses monumentos foram criados e/ou restaurados pelo portovelhense Júlio de Carvalho, talentoso artista plástico que em suas obras resgata cenários e figuras do cotidiano regional.

Painel dos Imigrantes: O painel representa todos os que vieram para a construção de Porto Velho-RO, como os garimpeiros, ferroviários, soldados da borracha, desbravadores e outras pessoas que também ajudaram na história de Porto Velho. Foi esculpido em concreto armado pela arquiteta Hélvia Lúcia Reis de Fraga e Silva, hoje o painel está instalado no Espaço Alternativo próximo ao Aeroporto de Porto Velho.

Endereço: Instalado no Espaço Alternativo próximo ao Aeroporto de Porto Velho.

Horário de Funcionamento: livre.


Estátua soldado da borracha: Localizada na Avenida Amazonas com a Nações Unidas a Estátua é um monumento muito importante para homenagear centenas de pessoas que vieram para esta região da Amazônia, para trabalhar com a extração de borracha para ser transportado para fora do Brasil.

Artista: Bruno Souza

Endereço: Instalada na Av. Amazonas com a Nações Unidas.

Horário de Funcionamento: livre.


Esculturas do artista Júlio de Carvalho

“O Abraço em compasso”
Escultura em Ferro pintado, construída em 1991, medindo 8,50m de altura. Foi encomendada pelo Prefeito Chiquilito Erse com intuito de saudar as pessoas que chegavam a Porto Velho pelo Aeroporto Jorge Teixeira. Foi erguida no cruzamento da BR 319 com a Avenida Lauro Sodré. Sua leitura nos remete a um abraço compassado entre 2 pessoas, ou seja, bem-vindo.
( Foi removida e atualmente está na Av. Jorge Teixeira com a 7 setembro).

Endereço: Instalado na Av. Jorge Teixeira com a Sete de Setembro.

Horário de Funcionamento: livre.




“Sabedoria”
Escultura adquirida pela Prefeitura do Município de Porto velho durante a inauguração da Biblioteca Francisco Meireles em 2003. É uma escultura em ferro pintado, medindo 2,80m de diâmetro sobre um pedestal de Granito. Sua leitura se traduz em sabedoria pela sua composição de 2 arquétipos universal, a esfera que nos remete ao mundo literato e o triangulo equilátero – a figura perfeita que indica o conhecimento e sabedoria divina.

Endereço: Instalada na Rua Dom Pedro com a Rua José Bonifácio.

Horário de Funcionamento: livre.




“Urucumacuã”
Escultura em Ferro pintado, adquirida pela Emdur, construída em 1991, medindo 11,00m de altura e erguida no cruzamento da BR 319 com Avenida Campos Sales. Sua leitura na linguagem plástica nos remete a uma das figuras mais misteriosas e emblemáticas da região Norte, o Urucumacuã – o Chora-lua, o pássaro que só canta/lamenta em noites de lua cheia. Esta composição é uma parte mais expressiva do seu corpo, a cabeça com sua pena encrespada durante seu canto. Sua posição de canto indica o norte.
(Foi removida e atualmente está na Av. Jorge Teixeira com Av. Pinheiro Machado).

Endereço: Instalada na Av. Jorge Teixeira com a Av. Pinheiro Machado.

Horário de Funcionamento: livre.


CIRCUITO VERDE

Com objetivo de preservação e resgate da fauna e flora nativas da região amazônica, o Circuito Verde oferece uma excepcional contemplação e imersão ambiental. Proporciona o contato direto com a biodiversidade local e traz informações sobre nossa terra.

Parque Circuito: Local para lazer, recreação e práticas esportivas, com espaço para as famílias. Especialmente nos horários que compreendem o início e fim dos dias, a presença de muitas pessoas dá mais vida ao lugar. A essência do parque é o contato com a natureza. O Parque Dr. José Adelino de Moura, conhecido com Parque Circuito oferece ambiente agradável aos praticantes de exercícios. Espaço que tem nas seringueiras, trilhas desde as primeiras luzes do dia, excelente oportunidade para ter contato com a natureza.

Endereço: Av. Lauro Sodré, 2983 - Olaria, Porto Velho - RO.

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 8h às 19h.


Parque Natural: Está localizado a 15 km do centro da cidade. Foi criado em 1989 com cerca de 390,00 hectares de área natural, onde os visitantes podem ter contato através de trilhas, com a magnitude da flora e fauna Amazônica. Espaço com playground, trilhas com 720 m, arborismo, escalada, museu com acervo biológico, sala de educação ambiental. Academia ao ar livre, viveiros, espaço para crianças e restaurante ao lado do parque.

Endereço: Flodoaldo Pontes Pinto, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: terça à domingo, 8h às 17h.

Instagram: @parquenaturaldepvh


Parque das Mangueiras: O parque também conhecido como Skate Park é um local para lazer com playground para as crianças, práticas esportivas, atividades físicas em harmonia com uma pista de caminhada envolta do parque, com um espaço para piquenique, bastante arborizado.

Endereço: Av. Guaporé, 3842-4000 - Cuniã, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.


CIRCUITO GASTRONÔMICO

O melhor da gastronomia regional está aqui! Uma culinária rica e diversificada, nossa cidade integra um pouco de cada região, realiza uma mescla de sabores e sensações que causam uma explosão no paladar. Com peixes e frutas típicos da Amazônia, foram criados pratos admiráveis, dentre eles o Pirarucu Rondon e variados doces com Cupuaçu.

Mercado Cultural: Construído em 1915, foi destruído por um incêndio em 1966, com apenas dois boxes resistindo às chamas. Encontra-se reconstruído com a concepção arquitetônica que lembrava o estilo “art décor” da primeira metade do século XX. O espaço é destinado aos eventos culturais, valorização do artesanato e atividade turística. Está localizado no centro histórico da cidade próximo aos principais prédios e monumentos. Hoje o Mercado Cultural conta uma agenda semanal rica em uma gastronomia, comidas típicas da região e um ambiente muito agradável com apresentações musicais.

Endereço: Av. Pres. Dutra, 2816 - Olaria, Porto Velho - RO

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 7h às 00h.

Instagram: @mercadoculturaldeportovelho

Contato: (69) 99901-6007.


Vila Candelária: A cerca de quatro quilômetros da avenida Sete de Setembro, na estrada de Santo Antônio, em Porto Velho, a Vila da Candelária é um pequeno paraíso para quem gosta de história, gastronomia regional e belas paisagens. Construída na margem do rio Madeira, no quilômetro 3,5 da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a vila tem como origem uma fileira de 11 casas que eram utilizadas por funcionários da ferrovia. Quem visita a vila também pode curtir a margem do rio, hoje já descaracterizada com o muro de pedras colocadas pela Santo Antônio Energia, construtora da hidrelétrica, para evitar o rápido desbarrancamento provocado por banzeiros decorrentes do funcionamento da usina. A Candelária tem uma vista privilegiada da hidrelétrica e da cidade de Porto Velho.

Endereço: Estrada de Santo Antônio, km 2,5 - Triângulo, Porto Velho – RO.


Vila de Teotônio: A Vila Nova de Teotônio oferece uma grande variedade de atrações, com opções de lazer para todas as idades e gostos. A Vila, que é formada por famílias ribeirinhas, conta com infraestrutura de restaurantes, com uma gastronomia rica em comidas típicas da região. comércio de produtos confeccionados pelos moradores locais. Os destaques ficam por conta do píer que dá acesso a uma praia artificial construída a partir do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio e aos passeios de voadeira que dão aos visitantes a oportunidade de conhecer as belezas naturais da região e são realizados por barqueiros da própria comunidade. Os apreciadores de atividades radicais também podem escolher se aventurar entre trilhas em meio à floresta nativa, rapel, tirolesa e arvorem.

Endereço: Localizada a 39km de Porto Velho, com acesso pela BR – 364, sentido Acre.

Instagram: @vilateotonio


CIRCUITO DESTEMIDOS PIONEIROS

Visa homenagear os personagens que fizeram história no âmbito sócio-econômico para o desenvolvimento do estado de Rondônia, através de atrativos turísticos que narram essa história.

Casa Jorge Teixeira: O Memorial Governador Jorge Teixeira conta com um acervo da pessoal dos principais trabalhos dr Jorge Teixeira, com exibição de fotos, jornais, objetos pessoais, com documentos pessoais e documentos estruturação e criação do Território Federal de Rondônia. A casa chama bastante atenção no centro da cidade com sua estrutura charmosa e histórica.

Endereço: Rua José do Patrocínio, 501 - Centro, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, 8h à 12h.


Memorial Marechal Rondon: Marechal Rondon, Patrono das Comunicações tem memorial construído pela Hidrelétrica de Santo Antônio, visitando a exposição é possível conhecer o legado, conhecer mais sobre a vida do Marechal. O memorial possui quatro ambientes distintos, com fotografias e cenários que retratam as exccursões de Mariano da Silva Rondon pelo Brasil. Marechal empresta o nome ao estado de Rondônia foi responsável por levar a comunicação via telegrafo. O memorial fica na Vila de Santo Antônio no pátio da Capela de Santo Antônio.

Endereço: Estr. de Santo Antônio, 4863 - Militar, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: terça à domingo, 10h às 16h.


CIRCUITO ECOLÓGICO

A natureza foi generosa com Porto Velho! Os balneários encantam pela preservação, contemplação e infraestrutura da área de lazer para banhos nas águas geladas dos rios e igarapés para apaziguar as altas temperaturas.

Rota das Águas

Balneários Cachoerinha: Rio com água corrente que forma pequenas e belas cachoeiras, que serviram como inspiração para o nome do local. O ambiente familiar, com espaço de playground, restaurante de comidas regionais, área de desporto e camping.

Endereço: Rodovia BR 364, km 17 s/n Zona Rural, Porto Velho - RO.

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 9h às 18h.

Instagram: @balneario.cachoeirinha

Contato: (69) 99986-2501.


Balneários Rio das Garças: O nome do "banho" é uma homenagem ao rio que passa no local, o que permite o contato a uma área agradável, rodeada de verde e praia no entorno do rio. Além do restaurante com uma culinária caseira, bebidas e sucos.

Endereço: Rod. BR 364 S/N, KM 22; Zona Rural, Porto Velho-RO.

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 9h às 17h.

Instagram: @balnearioriodasgarcas

Contato: (69) 99929-9601 / (69) 999576082.


Balneários Souza: O balneário tem este nome devido ao sobrenome da família que iniciou o empreendimento. Possui um igarapé que passa nas dependências, passeio de caiaque (agendado), campo de vôlei, chalés para hospedagem, quiosques no entorno da praia. Além do restaurante com várias comidas, como galinha caipira e peixes, bebidas e sucos.

Endereço: Rod. BR 364 S/N, KM 36; Zona Rural, Porto Velho-RO.

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 8h às 17:30h.

Instagram: @balneariosouza

Contato: (69) 99202-5115 / (69) 999735668.


Balneários Bebel: Belo lugar, de água bastante gelada para passar um dia de lazer com a família e amigos. Possui restaurante com várias comidas, como galinha caipira e peixes. Além de bebidas e sucos, com quiosques envolta do igarapé. Piscina natural com passarela de madeira em formato de violão para eventos.

Endereço: Rod. BR 364 KM 42 S/N, Zona Rural, Porto Velho-RO.

Horário de Funcionamento: quinta e sexta, 9h às 17h; sábado e domingo, 8h às 17:30h.

Instagram: @balneariobebel

Contato: (69) 999266538.


Balneários Água Gelada: O nome se origina do igarapé de água gelada que passa no local. O restaurante serve comida regional, como: galinha caipira e peixes. Tem área para camping e campo de futebol, com um belo Chafariz e uma passarela.

Endereço: Rod. BR 364 KM 42 S/N, Zona Rural, Porto Velho-RO.

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 9h às 18h.

Instagram: @balnearioaguagelada

Contato: (69) 999876494 / (69) 999094911.


CIRCUITO PESCA ESPORTIVA

Porto Velho é a única capital brasileira com potencial para pesca esportiva, possui a maior ictiofauna biogeográfica do planeta. Foram catalogadas mais de 800 espécies de peixes, sendo 40 espécies novas e/ou desconhecidas da ciência. O turista poderá interagir com um ecossistema único, belezas naturais e culturais dos ribeirinhos e indígenas.

Rio Jamari

Potencial: Hotéis, Flutuantes, pousadas, barcos para aluguel e guias de pesca.

Peixes principais da região: Piau, Pacu, Jatuarana, Matrinchã, Pirapitinga, Surubim, Pescada, Pirandirá, Apapá branco, Dourado e Bicuda.

50km de PVH

Jaci-Paraná

Jaci-Paraná é um distrito do município brasileiro de Porto Velho, capital do estado de Rondônia.

Potencial: Hotéis, Flutuantes, pousadas, barcos para aluguel e guias de pesca.

Peixes principais da região: Pirandiram Pirapitinga, Corvina, Tucurané, Tambaqui, Jatuarana, Surubim, Pirarara, Jaú, Piramutaba e Pirarucu.

85km de PVH

Rio Madeira região de Jaci- Ilha do Búfalo

Potencial: Hotéis, Flutuantes, pousadas, barcos para aluguel e guias de pesca.

Peixes principais da região: Pirandiram Pirapitinga, Corvina, Tucurané, Tambaqui, Jatuarana, Surubim, Pirarara, Jaú, Piramutaba e Pirarucu.

Coordenadas 980953 s/642947w

Região de Mutum-Paraná

Sem estrutura de aluguel de barcos ou hotel e pousadas.

Peixes principais da região: Pirandira, Pirapitinga, Corvina, Tucunaré, Tambaqui, Jatuarana, Surubim, Pirarara, Jaú, Piramutaba Jatuarana, Pirapitinga, Matreinchã e Pirarucu. Conta também com rio afluente rio Cotia e com alto potencial de Jatuarana.

115km de Porto Velho

PARA MAIORES INFORAMÇOES ACESSE O SITE: https://pescapvh.com/


CIRCUITO BERADEIRO

Orgulho de ser Beradeiro! Povo Forte! Povo do Norte! O turismo de base comunitária é a representação viva do Circuito Beradeiro, nesse espaço apresentamos a cultura das comunidades ribeirinhas e seus encantos.

Passeio de barco no Rio Madeira: Foi através do rio Madeira que os primeiros exploradores chegaram a Porto Velho, e desde então tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. É o maior afluente do rio Amazonas e é reconhecido pelo lindo pôr-do-sol que faz com que as águas fiquem douradas, em um cenário admirados por todos. O rio Madeira é mágico, enigmático, belo e cativante. Com 1450KM de extensão, abriga fauna rica, tendo como destaque o “Boto cor de Rosa”. A magia da cordilheira dos Andes, a natureza em troncos que lhe derem o nome, a força das corredeiras e riquissíma fauna e flora nas suas margens faz do rio o maior atrativo natural da cidade. Atraindo visitantes para passeio de barco.

Passeios de barco no Rio Madeira

Endereço: Porto Cai N’Água – Final da Rua João Alfredo, Baixa da União, Porto Velho – RO.

Barco Rei dos Reis

Contato: (69) 99305-1877 / 99233-6436

Instagram: @barco_reidosreis

Lancha Águia Tour

Contato: (69) 98380-1409


Festival de Nazaré:

O Festival Cultural de Nazaré está na 53º edição, o Distrito ribeirinho fica cerca de 8 horas de barco de Porto Velho é a maior intervenção cultural da região, vem passando de geração em geração, tornando-se tradição entre as famílias ali residentes. Conta com uma vasta programação, o evento apresenta as seguintes atrações: Boi Curumim de Nazaré, dança Circular, dança do Seringandô, dança dos Banzeiros, carimbó de Nazaré, entre outras.

Instagram: @nazarefestival @vivencialculture


CIRCUITO HISTÓRICO CULTURAL

Como tudo começou! O início de uma bela e rica história! Aqui conseguimos voltar no tempo e compreender como cada pedaço foi construído, como cada ferramenta trabalhou e sob quais trilhos passou. A história tem papel fundamental na cultura de um povo e o portovelhense tem é história e cultura para mostrar.

Rota Ferroviária

Porto Velho carrega a herança da Estrada de Ferro Madeira Mamoré! Através da Rota Ferroviária, você irá viajar literalmente no tempo sob os trilhos dessa história envolvente que une garra, determinação, suor e vidas ceifadas de todos aqueles que vieram desbravar a Amazônia atrás de um sonho! Das estonteantes Três Caixas D’água, até a Vila de Santo Antônio, serão mais de 7 km por onde tudo começou.
A rota: Praça das Três Caixas D’água, Prédio do Relógio, Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Vila da Candelária e Vila Santo Antônio.
Detalhes operacionais: A rota pode ser realizada à pé, de bicicleta ou veículo motorizado, respeitando os limites de acesso, adaptando a rota, conforme escolha da modalidade. Consulte um guia ou agência de turismo para mais informações.

Praça das Três Caixas D'Água: Também conhecidas por "Três Marias", estão localizadas na parte alta do centro antigo da cidade de Porto Velho, sendo possível visualiza-las à distância. São consideradas símbolo da cidade e memorial histórico da construção da EFMM. Trazidas dos Estados Unidos e instaladas entre 1910 e 1912, abastecerem a cidade com água potável até 1957. Em torno das caixas se construiu uma praça, que é conhecida pelo mesmo nome dos monumentos. O local serve de palco para diversas atividades artístico-culturais e turísticas. A praça é um dos espaços público onde a comunidade se reúne em família, especialmete durante aos finais de semana.

Endereço: R. Dom Pedro II, 485 - Caiari, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.


Prédio do Relógio: Com arquitetura ousada para os padrões da época, na forma de locomotiva estilizada, foi inaugurado em 15 de janeiro de 1949 em homenagem os primeiros colonizadores da região. Conhecido como prédio do Relógio, atrai turistas que procuram conhecer a hostória de Porto Velho que se confunde com a Estrada de Ferro. Atualemnte funciona a Prefeitura Municipal de Porto Velho.

Endereço: Av. 7 de Setembro - Centro, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, 8h à 14h.



Estrada de Ferro Madeira Mamoré:
A construção da EFMM terminou em 1922, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim. A estrada tinha como objetivo principal, o escoamento de produtos como a borracha, e ficou conhecida como a “Ferrovia do Diabo” pelo número de mortes de trabalhadores durante sua construção. A história da ferrovia tem inspirando escritores que descrevem em suas obras a epopeia vivida.

Endereço: 1079, Av. Farquar, 5 - Panair, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: fechado temporariamente.

Instagram: @estradadeferromadeiramamore



Cemitério da Candelária:
O Cemitério da Candelária, que faz parte da história de Porto Velho, foi o primeiro da cidade e funcionou de 1910 a 1930, anexo ao Hospital da Candelária, que foi demolido. Livros de História afirmam que no cemitério foram enterradas 1532 pessoas de diversas nacionalidades como brasileiros, ingleses, americanos, barbadianos, turcos e espanhóis que participaram da construção da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Muitos deles, morreram vítimas de Malária. Porém, a quase totalidade dos túmulos não existe mais à ação do tempo. No cemitério encontra uma longa pista de caminhada ao longo dela várias árvores frutíferas, no início tem um lindo curzeiro.

Endereço: Av. Farquar, 801 - Triângulo, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.


Cemitério das Locomotivas: Perto do Cemitério da Candelária também pode visitar o Cemitério das locomotivas essas que por um período de tempo eram utilizadas na Ferrovia Madeira Mamoré e agora estão ao lado do trilho formando um cenário impressionante. Atualmente os dois locais estão passando pelo processo de revitalização.

Endereço: Av. Farquar, 801 - Triângulo, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.



Vila de Santo Antônio: A Vila de Santo Antônio é mais antiga do que a cidade de Porto Velho, o local é de grande importância histórica para Porto Velho, no passado já foi muito importante para região, era onde era concentrada toda borracha extraida. A Vila de Santo Antônio chegou a ser elevada a município, pertencia ao estado de Mato Grosso. Santo Antônio do Rio Madeira, como era chamada já foi palco de de muitas alegrias e tragédias ocorridas quando a borracha era chamada de ouro negro e na época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré também era o local onde guardava todos os registros das primeiras tentativas de construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Daquela época se encontra hoje na Vila a Igreja de Santo Antônio inaugurada em 1914, o Obelisco construido em homengem ao Centenário da Indepêndencia do Brasil (1922) e o Sobrado de Santo Antônio do séc. XIX. O lugar é bastante visitado pricipalmente na época dos festejos juninos e dia 13 de junho dia do Santo casamenteiro. Além da devoção ao Santo, há forte presença de expressões afro-religiosas nas proximidades. A Vila de Santo Antônio tem uma ótima vista para a Hidrelétrica de Santo Antônio.

Endereço: Endereço: Estr. de Santo Antônio, 4863 - Militar, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.


Rota dos Arigós - Em desenvolvimento.

Mirante Porto do Sol: O Mirante contém um cenário único com uma vista para o Rio Madeira maravilha para curti o pôr-do-Sol, com um vista panorâmica para a Praça Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Oferecem aos visitantes diversidade gastronômica da culinária regional, fica localizados na parte alta da margem direita do Rio Madeira.

Endereço: Rua Dom Pedro II, 256 - Centro, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: terça à sábado, 17h às 23h; domingo, 12h às 23h. Instagram: @portodosolpvh

Contato: (69) 3213-6920 / (69) 98408-8711.


Praça Aluízio Ferreira: A praça é considerada umas das mais frequentada de Porto Velho, por oferece uma estrutura de barracas que contém um cardápio de comidas típicas, barracas de artesanatos e um palco que possui apresentações culturais aos finais de semana. Fica localizada na Avenida Pinheiro Machado com Avenida Farquar.

Endereço: 1774, Av. Farquar, 1714 - Panair, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.


Escola Carmela Dutra: Localizada na Avenida Farquar,1913, bairro Agricolândia, foi construída em 19 de dezembro de 1947, com o decorrer dos anos passou por várias mudanças no nome da escola como; Escola Estadual de 1º e 2º Graus Carmela Dutra; Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Carmela Dutra; Escola Normal do Guaporé; Escola Normal Regional Carmela Dutra; Escola Normal Rural Carmela Dutra; Escola Territorial de 1º e 2º Graus Carmela Dutra; Escola Territorial de Primeiro e Segundo Graus Carmela Dutra; Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra. É umas das escolas públicas mais procura em Porto velho por sua ampla estrutura e qualidade no ensino.

Endereço: Av. Farquar, 1913 - Arigolândia, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: visitação externa.


Estádio Aluízio Ferreira: O estádio tem seu nome em homenagem a um jogador de futebol, sendo o único estádio em Porto Velho, foi inaugurado 1957 com uma disputa no dia 17 de maio, com os times Ferroviário-RO contra Flamengo-RO.

Endereço: 2151, Av. Farquar, 2033 - Panair, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 8h às 20h.


Castanheira: A castanheira foi plantada em 1945 ao lado do Estádio Aluísio Ferreira, pelo Sebastião Araújo comandante da guarda territorial. Hoje é um dos símbolos da cidade de Porto Velho foi Decretado o Tombamento da Castanheira centenária como é conhecida no Decreto n °3179, de 10/02/1987.

Endereço: 2151, Av. Farquar, 2033 - Panair, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.


Mirante Madeira: O mirante contém uma vista para o Rio Madeira maravilha para curti o pôr-do-Sol. Oferecem aos visitantes uma gastronômica da culinária regional e apresentações musicais.

Endereço: Rua Senador Álvaro Maia, 158 - Arigolândia, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à domingo, 16h às 23h.

Instagram: @mirantemadeira

Contato: (69) 99247-6205.


Rota Cultural


Ivan Marrocos:
Desde sua criação, a Casa de Cultura tem permitido à população de Porto Velho momentos sublimes de proximidade com a arte e a cultura. A localização próximo a Praça das Três Caixas D’Água símbolo da cidade, agrega valor às visitas. Com arquitetura estilizada é atraente aos olhos e alimenta a alma com expressões artísticas.

Endereço: Av. Carlos Gomes, 563 - Caiari, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, 9h às 18h; sábado, 9h às 14h.



Mercado Central:
Localizado em frente ao complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, é um local de comercialização de produtos típicos da região norte do Brasil, onde o visitante pode encontrar qualidade e genuinidade. O mercado é patrimônio cultural da população tradicional da cidade, que há muito tempo tem o hábito de iniciar o dia tomando café da manhã do Mercado Central atraindo turistas que buscam a essência de Porto Velho.

Endereço: Av. Farquar, 1346 - Panair, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à sábado, 6h às 18h; domingo, 6h às 12h.



Palácio do Governo Getúlio Vargas: Local que testemunhou inúmeras fases da nossa capital. Foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1954, durante as comemorações dos dez anos de instalação do Território Federal. Atualmente funciona o Museu da Memória Rondoniense. Vale a pena conhecer!

Endereço: R. Dom Pedro II, 1600 - Centro, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, 8h às 13h.

Contato: (69) 3216-5206.



Museu da Memória:
Museu da Memória Rondoniense funciona no antigo Palácio do Governo, o local testemunhou inúmeras fases da nossa capital. O Palácio foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 19554, durante as comemorações dos dez anos de instalação do Território Federal.

Endereço: Rua Dom Pedro II, 608 - São Cristóvão, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, 8h às 13h.

Instagram: @museudamemoriarondoniense

Contato: (69) 98491-3351.



SOBRADO EPISCOPAL

Endereço: Av. Presidente Dutra esquina com a Rua Dom Pedro II – Centro, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: visitação externa.



UNIR Centro:
O prédio do “Porto Velho Hotel” foi inaugurado em 29 de janeiro de 1953, recebendo personalidades ilustres durante anos, sendo referência para vida social da cidade. Mais tarde, foi sede da FUNDACENTRO, que se transformou na Fundação Univercidade Federal de Rondônia – UNIR. A beleza arquitetônica e a impotância para história da cidade justificam a atração de turistas.

Endereço: Av. Pres. Dutra, 2965 - Olaria, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: visitação externa.


CATEDRAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Com pedra fundamental lançada em 1917 e altar-mor confeccionado em São Paulo por artistas italianos, todo mármore Carrara a Catedral e obra de arte do artista Bruno Souza é um dos principais atrativos religiosos da cidade. A imagem do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Catedral, encontra-se de braços abertos para receber os fiéis. A Igreja se torna ainda mais bela durante o período natalino, quando recebe iluminação especial.

Endereço: Rua Dom Pedro II, 825 - Caiari, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: consultar o site https://www.catedralpvh.com.br

Contato: (69) 99254-9637



ESCOLA BARÃO DOS SOLIMÕES

Inicialmente a escola funcionou em locais temporários, recebendo somente os filhos dos ferroviários. Em 01 de agosto de 1940, o atual prédio foi concluído e a obra finalizada. A direção da EFMM que apoiava sua construção, fez uma solicitação, a inclusão do prédio para patrimônio da companhia.

Endereço: Rua José Bonifácio, 351 - Caiari, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: visitação externa.



Biblioteca Francisco Meireles:
Com maior acervo de livros de Porto Velho, o prédio tem características modernas, com climatização e equipoamentos. Muitos moradores utilizam esse espaço, por sua proximidade à Catedral e outros atrativos histórico da cidade.

Endereço: Rua José do Patrocínio, 200 - Centro, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, 8h às 21:30h.

Instagram: @bibliofranciscomeirelles

Contato: (69) 3901-3030.



Ladeira do Comendador José Henrique Centeno: A Ladeira Comendador Centeno era uma homenagem ao comerciante José Rodrigues Centeno, nascido na cidade de Matta de Lobos em Portugal no dia 02 de julho de 1884. Comerciante bem sucedido e muito popular, Comendador Centeno era muito conhecido por fazer filantropia. Sua generosidade ajudou financeiramente na construção de muitas obras na cidade como: Colégio Maria Auxiliadora, Colégio Dom Bosco, Catedral do Sagrado Coração de Jesus e os clubes recreativos como o Internacional e Ypiranga. O trecho da Rua José Bonifácio compreendido entre as ruas José do Patrocínio e Barão do Rio Branco era denominado como Ladeira Comendador Centeno, porem era mais conhecido como Ladeira da Prefeitura, visto que foi sede do município no período de 1924 a 1964.

Endereço: Rua José Bonifácio - Centro, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: livre.



PRIMEIRA CÂMARA DOS VEREADORES

O prédio da antiga Câmara Municipal representa muito para a cultura e história da cidade de Porto Velho, foi uma das primeiras construções na capital, construído para moradia da família do comerciante português João Soares Braga no ano de 1924. Foi vendido para o superintendente do município (cargo equivalente a prefeito) Joaquim Augusto Tanajura para ser a sede do poder executivo e o local funcionou como prefeitura durante quatro décadas.

Primeira Câmara dos Vereadores

Endereço: Rua José Bonifácio, Porto Velho – RO.

Horário de Funcionamento: visitação externa.


MAÇONARIA

A primeira reunião maçônica que se tem registro no estado de Rondônia, ocorreu pela vinda de pessoas para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Relatos sobre maçons de diversas nacionalidades, que se encontravam em Porto Velho em 1909, reuniram-se em uma Sessão Maçônica da Loja denominada Séjourners, cuja tradução é Loja dos Temporários, pois todos esses irmãos, estavam aqui de passagem. Sua história vem em conjunto com o desenvolvimento de Porto Velho, a Loja União e Perseverança foi instalada em 1918 e a Loja Verdade em 1953.

Endereço: Rua José Bonifácio, 132 - Centro, Porto Velho – RO.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho